Imagens de Satélites

A partir de 1972, com a disponibilização pela USGS de imagens dos satélites Landsat para o público em geral, inaugurou-se no mundo a era da informação orbital. No início dos anos 2000, iniciou-se a era das imagens de satélite de alta resolução, com o lançamento do Ikonos, satélite norte americano que gerava imagens com GSD de 1m.

As imagens geradas pelos sensores em órbita da Terra são insumos excelentes para quem precisa trabalhar com rapidez e confiabilidade, e existe uma gama enorme de satélites com imagens a disposição do mercado. EUA, União Europeia e China são os principais berços desta tecnologia, e também lá estão os principais players deste segmento.

São imagens das mais diversas resoluções espaciais e espectrais e que atendem projetos em várias escalas cartográficas. Muitos satélites são capazes de gerar pares de imagens estereoscópicas na mesma passagem (orbital), produzindo insumos muito utilizados para estudos planialtimétricos e modelagens.

A melhor resolução espacial (GSD) hoje disponível (março 2023) é de 30cm. Com o devido apoio terrestre e processamento, as imagens são ortocorrigidas, gerando excelentes insumos cartográficos, com prazos e custos bastante reduzidos.

O cliente pode comprar imagens já adquiridas pelos sensores (as chamadas “imagens de catálogo”) ou programar novas aquisições de imagens por estes instrumentos. As imagens de catálogo são excelentes fontes de dados para constituir provas legais sobre, por exemplo, o tipo de uso e ocupação de solo em uma área, no passado.

CONSULTE-NOS para saber quais imagens estão disponíveis sobre sua área de interesse, basta entrar em contato conosco. Nós lhe informaremos sobre a pré-existência destes dados sem custo ou compromisso algum de sua parte.